Escola Municipal de Saúde Maria Carola Keller forma 30 novos técnicos em enfermagem
-
SECOM-PMJ -
A noite de terça-feira (25/5), foi de conquista para os recém-formados do Curso Técnico em Enfermagem, modalidade MedioTec, da Escola Municipal de Saúde Maria Carola Keller.Os novos profissionais fazem parte da primeira turma do curso Técnico em Enfermagem formada em Joinville pela modalidade MedioTec, ação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), direcionada a jovens que cursam o Ensino Médio regular em escolas públicas.
"Nos olhos de cada um eu vi a esperança e a vontade de fazer a diferença. Eu tenho certeza que nossa Rede de Saúde vai receber excelentes profissionais, especialmente neste momento, em que estamos dando o devido valor aos profissionais da saúde", destaca o prefeito Adriano Silva.
Viabilizado por meio de recursos do Governo Federal, o curso é realizado pela Prefeitura de Joinville, responsável por fornecer a infraestrutura, equipamentos, contratação de professores e profissionais, bem como pelo repasse dos subsídios para o transporte e a alimentação dos alunos.
Para a agente administrativa do MedioTec em Joinville, Elenir Berkenbrock Silveira, a formatura dos novos técnicos em enfermagem representa uma conquista para os alunos e toda a equipe envolvida no projeto."Esses jovens concluem o curso transformados e chegam ao mercado de trabalho com uma qualidade incrível. Todos amadureceram muito e levam em sua formação um olhar humanizado, de amor no cuidado com as pessoas, além de experiência prática inclusive em setores como UTIs e Emergência", comemora Elenir.
A entrega dos diplomas foi realizada no Teatro Juarez Machado, com a presença do prefeito Adriano Silva e dos secretários de Educação, Diego Calegari, e da Saúde, Jean Rodrigues da Silva, além de professores e profissionais do curso.Para garantir a segurança do público, o ato contou com as medidas restritivas contra a Covid-19, com público limitado e distanciamento social entre os presentes.
Futuro à vista
Quando cursava o segundo ano no Ensino Médio, Esther Kurten de Souza jamais havia pensado em fazer um Curso Técnico, tampouco na área de saúde.Durante uma apresentação sobre o Curso Técnico em Enfermagem na Escola Municipal de Saúde Maria Carola Keller, ela passou a vislumbrar a ideia como uma possibilidade para obter renda e para conhecer o trabalho desta área.
Normalmente, a formação dura 18 meses, mas desta vez houve uma prorrogação em função da pandemia. Após três anos de curso e de muitos desafios superados, Esther descobriu sua vocação e não se imagina atuando em outra área.
"Foi muito esforço, principalmente durante o período de estágio. Eu cursava o Ensino Médio de manhã e começava o estágio no início da tarde. Valeu a pena! Eu faria tudo de novo", conta a técnica em enfermagem.
Como perspectiva para o futuro, Esther já tem planos para depois que tiver seu registro profissional no Conselho Regional de Enfermagem. "Me imagino trabalhando dentro de uma maternidade, me especializando em áreas como consultoria de amamentação ou como doula. Também é uma oportunidade para eu ingressar na faculdade de Enfermagem. Mas não quero apenas ser mais uma profissional, quero realmente fazer a diferença na vida das pessoas".A previsão da Escola Municipal de Saúde Maria Carola Keller é que as matrículas para duas novas turmas, com 35 alunos cada, sejam abertas no segundo semestre deste ano.


Deixe seu comentário